terça-feira, 22 de maio de 2012

‎(Portugues) Aula 15 & 16 ~ Assunto: Tipos de Predicado Nominal e Verbal.




Para facilitar o conceito do novo conteudo, vamos relembrar a diferença entre predicado nominal e predicado verbal.


Compare os dois grupos de frases apresentados a seguir:

A) Eu ESTOU horrorizada.
Eu FIQUEI horrorizada.
Eu CONTINUO horrorizada.
____________________________

B) Ele ANDOU em direçao ao cemiterio.
Ele MOVEU-SE em direçao ao cemiterio.
Ele CORREU em direçao ao cemiterio.

* Em qual dos grupos a principal funçao dos verbos eh indicar açoes praticadas pelo sujeito das oraçoes?
~ Grupo B : Predicado verbal. Pois tem açao!

Quando o predicado de uma oraçao possui um verbo que indica açao ou fenomeno da natureza ele recebe o nome de PREDICADO VERBAL.
No predicado verbal, o nucleo eh sempre o verbo.

~> Em quais grupos a principal funçao de um verbo eh apenas a de ligar o sujeito das oraçoes as palavras que indicam seu estado?

- Quando a funçao de um verbo eh apenas a de ligaro sujeito `a(s) palavra(s) que indica(m) seu estado, qualidade ou modo de ser, o predicado eh chamado de PREDICADO NOMINAL. Nos predicados nominais eh sempre um nome (adjetivo, substantivo ou palavras com valor de substantivo). Esse nucleo de predicado nominal recebe o nome de: PREDICATIVO DO SUJEITO.

______________________________________________________________________

Ele parecia UM MONSTRO - predicativo do sujeito;
(nucleo: monstro ~> substantivo)
______________________________________________________________________

Eu estou AMEDRONTADO - predicativo do sujeito;
(nucleo: amedontrado ~> adjetivo)
______________________________________________________________________

Sua vida era UM CONSTANTE VIAJAR - predicado do sujeito;
(nucleo: viajar ~> verbo com valor de substantivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário