sexta-feira, 18 de maio de 2012

Poríferos. (Biologia)

Características Gerais:


   Os poríferos ou esponjas, não têm tecidos verdadeiros nem órgãos, embora exista alguma divisão de trabalho entre as células. A parede do corpo dos poríferos delimita uma cavidade denominada "Átrio" ou espongiocela; Na extremidade oposta à base, há uma abertura, o ósculo.
   Os poríferos não se deslocam pelo ambiente. São fixos têm poros, pelos quais entra uma corrente de água que circula pelo átrio e sai pelo ósculo. A água traz oxigênio e partículas alimentares, como protozoários e algas unicelulares, e carrega gás carbônico e resíduos. Portanto são animais filtradores.
   Não apresentam órgãos sensoriais, células musculares nem sistema nervoso. O corpo tem o revestimento constituído pelos pinacócitos, coanócitos, porócitos, mesênquima e os amebócitos.


Digestão:



Os poríferos distinguem-se de outros animais pela ausência de cavidade digestória e por apresentarem digestão apenas intracelular. Não possuem sistema interno de distribuição de substâncias, entretanto, a estrutura do corpo facilita o fluxo de substâncias. O corpo dos poríferos é sustentado por espículas e/ou fibras protéicas de espongina.

Reprodução:


Pode ser tanto assexuada (brotamento, gemulação, ou regeneração), quanto sexuada.  Os poríferos podem ser monóicos ou dióicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário